Jornalismo Manhã Viva

Especialistas auxiliam pais sobre a postura em relação à sexualidade

Letícia Barbosa
Da Redação

Apresentado por Dircilene Duarte e Rodrigo Luiz, o programa ‘Manhã Viva desta quarta-feira, 17, foi exibido às 09h45 e abordou a educação sexual de crianças e adolescentes. Para discutir o tema, os apresentadores receberam especialistas doutor da Faculdade de Medicina de Taubaté (SP) José Valdez Castro Moura, e a psicóloga comportamental Elaine Ribeiro.

Durante o programa, os convidados responderam dúvidas de internautas. Uma delas se referia a uma prática entre os adolescentes e até mesmo entre as crianças denominada “ficar”. Tal ato consiste no beijo sem o compromisso de algo mais sério. Muitos fatores levam os jovens a fazer isso, como a pressão dos colegas, a curiosidade, entre outros.

Muitos pais não dão abertura para que seus filhos falem sobre o assunto e expressem seus sentimentos. Entretanto, a psicóloga aconselha que é primordial manter o diálogo aberto e franco entre pai e filho, mostrando que muitas atitudes banalizam o corpo e a afetividade do ser humano.

‘Os pais devem falar que exitem outros valores como o da amizade, do conhecimento. E que chegará o tempo de namorar. O ficar é algo muito solto, uma banalização dos afetos’, explicou Elaine.

No período de ensinamento sexual dos filhos, é de extrema importância que os pais apresentem valores morais a eles. Além de mostrar que devem agir de acordo com seus princípios e não seguir as ideias dos outros.

Elaine contou que a moda tem mostrado adiantado o tempo cronológico das crianças, impondo a elas certos hábitos que não se encaixam com sua idade, tonando-as ‘miniadultas’.

Os pais precisam desenvolver nos filhos o autocuidado, mostrando o que é importante para o sexo feminino e masculino. Mas isso requer um certo cuidado, pois dependendo do que a criança usa, ela pode ser exposta.

“Às vezes a criança tem uma agenda cheia no salão de cabeleireiro. Nada contra, mas o excesso é prejudicial. Um exemplo disso é a lavagem do jeans. Um dia estava passando na rua e vi uma menina com uma calça jeans que insinuava algo mais erótico do corpo da criança”

Conheça o programa:
Dircilene e Rodrigo
Foto: tv.cancaonova.com

O ‘Manhã Viva’ é uma revista eletrônica apresentada por Dircilene Duarte e Rodrigo Luís dos Santos. Está no ar há mais de 15 anos abordando sempre temas relacionados à família como saúde, culinária, artesanato, beleza, nutrição, meio ambiente e atualidades.

Como toda programação da emissora, a evangelização está presente por meio de orações, reflexões, participações musicais, entrevistas, testemunhos.

O programa oferece aos convidados (artesãos, culinaristas etc) uma excelente oportunidade para divulgação dos trabalhos que realizam. Pode ser acompanhado toda segunda, terça, quarta e sexta-feira, às 09h45 na TV Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo