Jornalismo Manhã Viva

Como começar o ano sem dívidas

Programa matinal recebe especialista para ajudar no controle de gastos e na quitação de dívidas

Letícia Barbosa
Da Redação

Com a chegada do ano novo, um sentimento de renovação se faz presente na vida de muitas pessoas, mas para outras algumas situações continuam na mesma devido às contas a pagar. Por isso, o programa “Manhã Viva”, desta segunda-feira, 5, às 9h45, vai receber o economista Laureano Rosa para explicar a melhor forma de quitar as dívidas.

A apresentadora Dircilene Duarte, a lado do jornalista Reinaldo César, também dará dicas de artesanato para quem deseja obter renda extra.

dívidas

Foto: Letícia Barbosa

Especialistas afirmam que uma das alternativas é destinar o 13º salário para pagar as contas. Segundo o Procon-SP, alguns passos são recomendados para quem quer “limpar” o nome e sair do “vermelho”.

1 – Liste todas as suas despesas: água, luz, telefone, alimentação etc. e verifique quais são as suas dívidas (cartão de crédito, cheque especial, financiamentos, lojas, cheques sem fundos, condomínio etc).

2 – Corte gastos supérfluos e reduza despesas, coisas que você pode ficar sem por um período de tempo.

3 – Troque dívidas caras por dívidas mais baratas. Por exemplo: Se os juros do cheque especial são de 12% ao mês, é mais viável contrair um empréstimo bancário com juros pré-fixados de 5% ao mês e quitar a fatura do cartão de crédito. Neste caso, a economia será bastante significativa.

4 – Negocie diretamente com os credores o mais rápido possível.

5 – Cultive bons hábitos, saia de casa com o dinheiro “contado”.

6 – Economize nas pequenas despesas.

7 – Cancele o cheque especial.

8 – Conheça seus direitos: verifique se o que está sendo cobrado, mesmo previsto em contrato, é legalmente permitido (encargos, multa, correção monetária, tarifas, outras despesas).

O ano é novo, mas muitos carregam as velhas dores de cabeça: as dívidas. Descubra a melhor forma de quitá-las! Acompanhe o “Manhã Viva” desta segunda-feira, 5, às 9h45.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo