Educativo Mais Saúde

Prevenção da osteoporose na terceira idade

Todas as sextas-feiras, às 13h, no programa “Mais Saúde”, da TVCN, a nutricionista funcional Gisela Savioli recebe algum convidado da área da saúde para promoverem um debate sobre atitudes importantes para que tenhamos mais qualidade de vida por intermédio da alimentação saudável e funcional, do condicionamento físico, da prevenção de doenças e cuidados com a saúde.

No dia 18 de julho a apresentadora deu continuidade ao tema sobre “Prevenção de quedas em idosos” com o ortopedista Dr. Itiro Suzuki. Na oportunidade o médico falou sobre a osteoporose e citou as principais causas de fraturas de ossos em idosos e deu dicas de como prevenirmos esse mal, que costuma trazer sérias consequências à vida das pessoas da terceira idade.

O ortopedista ressaltou que, na terceira idade, o uso de medicamentos controlados, a fraqueza muscular e óssea e a debilidade ótica e sensitiva tornam as quedas e as fraturas mais frequentes entre os idosos. E recordou que a osteoporose causa a perda da massa óssea e a porosidade nesses tecidos, mal que, em estágio avançado, provoca fraturas. Dr. Itiro fez algumas recomendações para evitarmos essa doença.

“Uma das bases dessa prevenção é a alimentação adequada, rica em cálcio. A mulher, após a menopausa, deve fazer exame de acordo com a orientação médica. Outro aspecto importantíssimo, para manter a qualidade óssea, é a atividade física”, recomendou o ortopedista.

O médico ressaltou que uma das fraturas mais sérias no idoso é a da região do quadril, que pode necessitar de intervenções cirúrgicas e repouso prolongado, o que pode agravar o caso e desencadear outros problemas.

Bloco I: 

Bloco II:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo