Educativo Mais Saúde

Cuidados que idosos precisam tomar para evitar quedas

Condicionamento físico, aliado a alguns cuidados em casa, são fundamentais na vida de uma pessoa idosa para evitar quedas e fraturas.

O programa “Mais Saúde”, apresentado pela nutricionista Gisela Savioli, é exibido todas as sextas-feiras, às 13 horas, pela TV Canção Nova. Nessa sexta-feira, 11 de julho, a apresentadora recebeu o ortopedista Dr. Itiro Suzuki, que ressaltou o perigo das quedas e suas consequências, sobretudo para os idosos, e deu dicas simples de como podemos evitá-las.

De acordo com o  ortopedista, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar os tombos, como o cuidado com a visão, buscando sempre ir ao oftalmologista, e a prática de atividade física, que auxilia proporcionando às pessoas equilíbrio, força muscular, velocidade, coordenação motora e resistência.

Bloco I:

O mais importante é a coordenação e o equilíbrio. A pessoa idosa precisa melhorar suas condições de coordenação e equilíbrio“, aconselhou o Dr. Itiro.

O médico recorda que as quedas podem trazer sérias consequências à saúde dos idosos, sobretudo a fratura do fêmur, que fica na região do quadril. “As fraturas que ocorrem nessa região, na grande maioria das vezes, precisam de cirurgia, o que é mais um problema”.

Dr. Suzuki também falou sobre os cuidados que devem ser tomados em casa, pois a maioria das quedas acontecem dentro da própria residência. Ele cita que, entre os principais cuidados para evitá-las, estão: evitar tapetes e pisos escorregadios, ter atenção para não tropeçar nos fios e animais de estimação. Evitar calçados com a sola escorregadia e tomar líquido à noite (para não terem de ir ao banheiro de madrugada), ter sempre o ambiente bem iluminado, porque o idoso perde um pouco da sensibilidade da visão devido à idade e pode ficar um pouco atordoado devido ao uso frequente de medicamentos, por isso pode bater nos móveis, tropeçar e ocasionar fraturas que podem ser ter consequências graves.

Bloco II: 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo