Entretenimento Especiais

Testemunhos de fé na Faixa de Gaza

Produzida pelos correspondentes da TV Canção Nova no Oriente Médio, reportagem apresenta testemunhos de fé e resiliência dos cristãos da Faixa de Gaza.

A Faixa de Gaza é um território localizado no Oriente Médio, conhecido mundialmente por disputas e ocupado militarmente por países como Israel e Estado da Palestina, razão pela qual tem despertado a pressão internacional para que se coloque fim ao conflito.

Correspondentes da TV Canção Nova na Terra Santa, comovidos pelas condições precárias e pelos problemas vividos pelas comunidades cristãs com relação às políticas públicas, ao direito à liberdade religiosa, à saúde, à educação, entre outros, reportaram os testemunhos de fé enfrentados pela população. O documentário será exibido nos dias 4 e 5 de julho, às 15h30 e 14 horas.

Com uma população de mais de 1 milhão de pessoas, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam uma alta proporção de jovens em Gaza, sendo estes os mais atingidos pela economia quebrada. O desemprego cresce e ultrapassa 50% entre os mais novos e 40% da sociedade total.

“Depois de terminar meus estudos universitários, permaneci em casa. Não existe vida para os adultos, imagina para os jovens”, desabafa a jovem Dalia A. Tarazi.

Confira, na íntegra, a reportagem especial:

Vinte e um por cento de seus habitantes vivem em situação de profunda pobreza, há cortes de energia frequentes, a água é salina e sem tratamento, o que se vê nas ruas são construções no chão, uma população com medo, restrita e uma sociedade com baixo desenvolvimento humano.

Apesar de todas as dificuldades, a reportagem mostra o esforço da população para a recuperação da dignidade humana e o trabalho para continuar a formação acadêmica e religiosa de crianças e jovens de forma a fomentar a esperança da paz e de uma comunidade melhor.

A exemplo disso, destacam-se entidades e comunidades cristãs estrangeiras, como a Congregação do Rosário, fundada por Santa Afounsine, onde as irmãs possuem uma escola que, além da formação, oferece um espaço diferenciado para o desenvolvimento dos pequenos resilientes.

“Trabalhamos com todos, principalmente os cristãos de Gaza, este pequeno grupo precisa ser sustentado. Procuramos manter viva esta presença cristã, elas são crianças, precisam de paz”, enfatiza a diretora do colégio, a irmã Nabila Saleh.

O vice-pároco de Gaza, padre Mário da Silva, relata a dificuldade vivida nos momentos de guerra, a destruição do local e o constante o risco de vida. “Nós estamos aqui para trazer Jesus Cristo a estas pessoas, ajudar os cristãos”, afirma o sacerdote.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo