Educativo Educar na Fé

Como levar as crianças à experiência de um Deus presente

Como pais e catequistas devem ensinar às crianças a experiência de um Deus presente

“Em família, a fé acompanha todas as idades da vida, a começar pela infância, quando as crianças aprendem a confiar no amor de seus pais. Por isso, é importante que os pais cultivem práticas de fé comuns na família, que acompanhem o amadurecimento da fé dos filhos.” (Papa Francisco – Carta Encíclica Lumen Fidei)

No nosso mundo ocidental, nós pais expomos as crianças a tanta informação, diante de uma TV ligada, da internet, de tanto entretenimento e atividades, que nem damos conta de que precisamos dar a elas também oportunidade de contemplar a natureza e orar. Sem esse tempo de paz, de calma, estamos predispondo-as a crescerem ansiosas e com pouca facilidade de concentração.

“Rezar sempre nos tira do perímetro de nossas preocupações, faz-nos transcender o que nos magoa, o que nos agita ou falta em nós; ajuda-nos a nos colocarmos no lugar dos outros, a nos colocarmos em “seus sapatos”. A família é uma escola onde a oração também nos recorda que há um “nós”, que há um próximo perto, concreto, que vive debaixo do mesmo teto e compartilha a vida.” (Papa Francisco)

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo