Jornalismo Documentários

TVCN exibe documentário que narra a história de João Paulo II

Assista a um documentário e conheça detalhes da história de João Paulo II

Letícia Barbosa
Da Redação

Nesta sexta-feira, 23, às 9h15, a TV Canção Nova exibiu o documentário “João Paulo II: Cruzando o Limiar da Esperança” que narra a história do santo polonês. A reprise da produção será veiculada às 18h30 do mesmo dia.

O documentário retrata os lugares que marcaram a infância, juventude e fase adulta de João Paulo II, conhecido por seu carisma e amor pelos jovens.

A produção foi de responsabilidade da missionária Danusa Rego com a colaboração do também missionário Vagner Ponsiano. A dublagem contou com o auxílio do setor do jornalismo da emissora.

Durante uma semana, Danusa e Vagner deslocaram-se até a Polônia e passaram por diversos lugares que marcaram a história do santo.

“Tentamos ir a todos lugares importantes na vida de João Paulo II, seja em Wadowice, onde ele nasceu, como a casa onde ele morou com a família, a Igreja onde foi batizado e a escola onde estudou”, disse a missionária.

Os missionários passaram por um santuário que marcou a vida do santo enquanto era jovem. Devido à perda de sua mãe, seu pai indicou Nossa Senhora a ele, para que, espiritualmente, fosse sua mãe.

“Fomos a um santuário mariano em uma cidade chamada Kalwaria, onde João Paulo II ia com o pai a pé. Lá há uma capela muito importante dedicada a Nossa Senhora. Nesse lugar, podemos dizer que começou seu Totus Tuus (Todo Teu – referindo-se a Maria), seu lema como Papa”, explicou a missionária.

Breve biografia

Karol Wojtyla nasceu, dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, no sul da Polônia. Seu pai, também chamado Karol Wojityla, era militar do exército austro-húngaro e sua mãe, Emíila Kaczorowsky, era uma jovem siciliana de origem lituana. Karol tinha um irmão, Edmund.

Ainda jovem, Karol sempre mostrou grande interesse pelo teatro e pelas artes literárias polonesas.

A decisão de assumir o chamado ao sacerdócio aconteceu a partir de um encontro com o Cardeal Sapieha durante uma visita pastoral.

Em novembro de 1946, com 26 anos, Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracovia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo, na Catedral de Wavel.

No ano de 1978, morre Papa Paulo VI e, assim, elege-se o Cardeal Albino Luciani, de 65 anos, que assumiu o nome de João Paulo I. este, no entanto, faleceu depois de 33 dias de sua nomeação.

Em 15 de outubro de 1978, depois de um novo Conclave, o cardeal polonês Karol Wojtyla foi eleito e assumiu o nome de João Paulo II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo