Jornalismo Documentários

Realidade das famílias brasileiras é retratada em documentário

Conheça um retrato da realidade das famílias brasileiras em um documentário exibido na TV Canção Nova

Letícia Barbosa
Da Redação

As diferentes realidades da família brasileira tematizam o documentário “Minha família é assim” produzido pela TV Canção Nova, em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

A produção retrata, por meio de testemunhos de brasileiros das cinco regiões do país, assuntos pertinentes à vida familiar como seus costumes, tradições e diversidade cultural. Apresentando, também, emocionantes histórias de superação da pobreza e do desamor.

Realidade das famílias brasileiras é retratada em documentário

Foto: TV Canção Nova

A iniciativa para criação desse documentário partiu de uma reunião dos bispos do mundo todo com o Papa. Nesse encontro o Sumo Pontífice pediu aos religiosos que produzissem um documentário sobre a realidade das famílias de cada país. No Brasil, o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani Tempesta, ficou responsável pela produção e solicitou uma parceria com a TV Canção Nova .

O início dos trabalhos começou em fevereiro e estendeu-se até agosto. Nesses seis meses, a equipe de produção percorreu as cinco regiões do Brasil, mais de 12 mil quilômetros em 31 dias, em busca de histórias que retratassem a realidade da família brasileira.

Oito membros da comunidade Canção Nova se deslocaram a diferentes cidades para o processo de gravação. Havia uma produtora, diretora de conteúdo, diretor de fotografia, repórter cinematográfico, sonorização, iluminação, edição de imagens e equipe de finalização.

A diretora geral Graziele Lacquanete conta que foi um desafio produzir esse documentário devido à grande extensão territorial do país e a diversidade cultural.

“Estiveram envolvidos, além desta equipe de gravação, mais de 30 profissionais da TV Canção Nova e 35 contatos externos, que nos ajudaram a chegar até as famílias entrevistadas. Foram captadas mais de 30 horas de imagens para selecionarmos uma hora de documentário”, contou Graziele.

O roteiro foi construído seguindo três pontos: a constituição histórica dos arranjos familiares no Brasil, a realidade social e os desafios que as famílias enfrentam na sociedade atual. A partir desses aspectos, os personagens do documentário foram selecionados.

“A equipe da TV Canção Nova ficou muito feliz e ao mesmo tempo, foi uma grande responsabilidade. O Brasil é muito diversificado e não é simples apresentar uma realidade como esta. O Brasil também é muito grande! Então, foi um grande desafio apresentar, em apenas uma hora, um pouco desta diversidade do nosso país”, disse a diretora .

O documentário foi exibido no Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu de 22 a 25 de setembro nos Estados Unidos e será apresentado ao Papa durante o Sínodo das Famílias, de 4 a 25 de outubro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo