Educativo Desenvolvendo Talentos

É possível ter sucesso financeiro e ter uma relação íntima com Deus

Em entrevista ao nosso site, apresentador Daniel Godri Júnior fala do papel social do cristão.

Da Redação
Paulo Pereira

É possível ter sucesso financeiro e ter uma relação íntima com Deus

Godri Junior em palestra na Canção Nova – Foto: Arquivo CN

Daniel Godri Júnior, palestrante da área empresarial há mais de 15 anos, e membro da Renovação Carismática Católica, concedeu uma entrevista à redação do site tv.cancaonova.com. Tendo em vista as exortações dirigidas pelo Santo Padre aos fiéis católicos referentes às questões sociais, nosso convidado fala sobre o papel do dinheiro na vida do cristão e exalta a dignidade do trabalho, que, segundo ele, é um importante meio de santificação para o homem.

Há pouco mais de um ano da nomeação do Papa Francisco, a Igreja tem sido constantemente chamada a uma vida mais austera e simples pelo Sumo Pontífice. Com uma visão social e humanitária bastante desenvolvida, o Santo Padre tem alertado a Igreja sobre os exageros da cobiça, do capitalismo e do hedonismo, e convidado os fiéis a dizerem “Não à Idolatria do Dinheiro”. Se no começo de seu pontificado isso chamou a atenção das pessoas, hoje seu discurso persistente começa a ganhar corpo na Igreja, inspirando e conscientizando o cristão sobre seu papel social e religioso no mundo.

Redação – É possível obter sucesso financeiro sem perder a relação com Deus?

Daniel – Sem dúvida alguma! Eu conheço muitos milionários que são simples, são humildes. Jesus disse que é mais difícil para os ricos entrarem no céu, mas não que é impossível. Cito como exemplo disso Tom Monaghan, criador da Domino’s Pizza, uma das maiores redes de pizzaria delivery do mundo. Ele foi abandonado quando era criança e cresceu em um orfanato de freiras e, mesmo assim, tornou-se um empreendedor de sucesso. Ele vendeu sua empresa por três bilhões e meio de dólares e investiu grande parte dessa fortuna em uma cidade universitária católica no Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América. As ruas têm nomes de santos, conta com a maior universidade católica dos Estados Unidos, catedral e hospital. Ele deu o nome de Ave-Maria para a cidade.
A Bíblia não fala que o dinheiro é ruim, ela fala que o apego ao dinheiro é ruim (cf. Timóteo 6, 10), quando eu estou a serviço do dinheiro e ele me rouba de Deus. Agora quando o dinheiro está a meu serviço, quando eu ajudo uma obra, um seminarista a se ordenar, quando eu emprego uma pessoa, entre outros, com esse bom uso do dinheiro é possível, sim, ter sucesso financeiro e ter uma relação íntima com Deus.

Redação – Esse “bom uso do dinheiro” traz consequências sociais?

Daniel – O Papa Leão XIII dizia que, diante da propriedade privada, incide uma taxa social. A Igreja Católica nos ensina que você tem o direito à propriedade privada, pois foi trabalhando que você a conquistou. Você tem direito a ter seu carro, sua empresa. Contudo, existe um imposto social sobre isso e que deve ser pago. Chega um momento em que, se eu ganho sozinho, todo o mundo perde, e dessa forma eu vou acabar perdendo com a sociedade. Graças a Deus, temos exceções, muitas vezes, vemos o rico como avarento; e isso é verdade, pois a maioria deles é avarento, mas nem todos o são. O homem tem um compromisso com o meio em que habita, e é lamentável ver como as pessoas lidam com isso.

Redação – O Papa Francisco escreveu, na Evangelli Gaudium, que devemos dizer ‘”não’ a um dinheiro que governa em vez de servir”. O que, em sua opinião, o Santo Padre deseja expressar com essa frase?

Daniel – O Papa está dizendo com isso: “Não seja avarento, não seja ganancioso!”. A ambição é boa, pois ela me faz crescer; a ganância não. Ganancioso é aquele que sofre quando tem de pagar alguma coisa, quando, ao perder algum dinheiro, isso estraga todo o seu dia. Ele explora os outros, paga mal o seu empregado, pois quer ter cada vez mais dinheiro. O Santo Padre afirma com isso: “Coloque o dinheiro em seu lugar”. Quais são as ações práticas para fazer isso? Pagar meu dízimo, limpar meu guarda-roupa de vez em quando e dar o que não uso mais, ajudar os que precisam. Quando eu dou algo, e isso me dói, é sinal de que tenho sido apegado ao dinheiro.

Redação – Qual é o papel do trabalho na vida do homem?

Daniel – Tudo o que nós fazemos é Deus quem faz em nós. Diz Santo Agostinho: “A graça passa pela natureza”; a natureza é nossa, portanto, quanto mais entregue e desapegado eu for, quanto mais lapidado, certamente Deus vai usar mais de meus talentos. Quase todos os milagres de Deus tiveram uma participação humana, mesmo que pequena. A bênção de Deus passa por aquilo que nós apresentamos a Ele. Eu creio que, fazendo um bom trabalho, nós estamos louvando e agradecendo a Deus. São Josemaria Escrivá dizia que nós podemos honrar a Deus por intermédio do nosso trabalho. As pessoas geralmente pensam que o trabalho é oposto à santificação, pensam nele como um mal necessário; mas isso não é verdade. O trabalho é um meio eficaz para sermos santos; o homem santifica o trabalho e o trabalho santifica o homem. Trabalhando bem eu também adoro a Deus.

O entrevistado também falou sobre o programa “Desenvolvendo Talentos”, apresentado por ele na TV Canção Nova aos domingos, às 22h30. A atração aborda o processo de desenvolvimento de características pessoais e empresariais sincronizadas com a rápida evolução dos tempos modernos.

Redação – Qual o objetivo do programa “Desenvolvendo Talentos”?

Daniel – É um programa voltado ao desenvolvimento humano. As pessoas podem perguntar o porquê de um programa assim na grade da TV Canção Nova: o objetivo é fazer com que as organizações, as empresas e a secretária paroquial, dentre outros, tenham mais qualidade no trabalho que exercem. Quantas pessoas recebem o certificado de batismo e este contém algum erro por exemplo. Isso pode ocorrer por falta de preparo. Quantas pessoas não largaram a Igreja pela forma como foram atendidas na secretaria da paróquia? O objetivo do programa é fazer com que essa união entre o trabalho e a espiritualidade aconteça novamente.

Ouça a entrevista em áudio:

Entrevista com Daniel Godri by Tvcancaonova on Mixcloud

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo