Espiritualidade Buscai as coisas do Alto

A busca do jovem pela cura dos vícios

Programa reprisa homilia em que padre Léo fala aos jovens sobre a importância de partilhar os sentimentos para a obtenção da cura dos vícios.

“Feliz de quem tem alguém diante do qual possa tirar as máscaras e chorar, feito Jesus que chorou em Bethânia. Chorou porque é humano. E humano chora!” Esse é o resumo da reflexão feita pelo saudoso padre Léo fez durante o Acampamento “PHN” em 2004, cuja íntegra será reapresentada no programa “Buscai as Coisas do Alto” desta segunda-feira, 16, a partir das 21 horas, na TV Canção Nova.

Durante a homilia, padre Léo fala diretamente à geração PHN, aos jovens que são feitos para ser luz e encontram-se apagados, caminhando pela escuridão dos caminhos irregulares. E destaca que os sentimentos devem ser transparentes, pois “só quem sabe chorar consegue sorrir!”

O ensinamento deixado pelo fundador da Comunidade Bethânia é para que o jovem não procure em alternativas paliativas a cura da ferida interior, e chama a atenção: “Você, menino, rapaz, homem! Homem que é homem chora, senão não sorri. Senão vai apagar as lágrimas com antidepressivos, com as drogas, com o sexo pornográfico!”.

E ressalta “no dia em que você aprender a viver a sua vida com a seriedade de uma criança brincando, você já deu o primeiro passo para a cura de sua afetividade e sexualidade”.

Confira um trecho da pregação:

Evangelho refletido no dia:  “Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam. Disse-lhes Jesus: ‘Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham’. E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho” (Mt 19,13-15).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo