Brasil, como anda nossa república?

Padre Hamilton Nascimento recebe convidados para debater e refletir sobre a nossa república, como os brasileiros estão atuando e participando do regime atual no Brasil.

A palavra “república” tem origem no latim res publica, expressão que pode ser traduzida como “assunto público”. Mas como os brasileiros têm atuado na formação do país? Como anda a nossa república? No programa ‘Em Pauta’, de sexta-feira, 14, o assunto foi abordado a fim de proporcionar aos telespectadores uma reflexão sobre este tema de relevância nacional e social.

Padre Hamilton Nascimento, missionário da Comunidade Canção Nova e apresentador do programa, recebeu, nesta edição, o professor Geraldo Alves, formado em História e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a atração, ele fez um rápido retrospecto histórico do que levou o Brasil à queda da monarquia para a instauração da república no país.

Tal momento desdobrou-se em uma série de transformações na nação, que interferem nos dias de hoje. “Essa democracia republicana é jovem, está em construção, é importante refletir sobre as heranças da sua fundação. Nós vemos, hoje, que isso tudo faz parte de um processo histórico muito complexo e que precisa ser avaliado com cautela”, acrescenta o professor.

Durante a exibição, o debate teve como objetivo garantir a soberania popular, o respeito aos direitos humanos, a conscientização sobre o ‘hoje’ da história e apontar o futuro, a fim de proporcionar satisfação popular com a democracia do Brasil.

Outras Matérias