Especiais #CancaoNovaNaJMJ

#CancaoNovaNaJMJ: São João Paulo II e seu carisma com os jovens

Programa aborda o carisma de São João Paulo II com os jovens

Na noite desta sexta-feira, 22, às 22h, os missionários Tiago Marcon e Mirella Abib Ferraz conversaram com padre Sílvio César e alguns jovens sobre a figura de São João Paulo II e seu carisma com a juventude.

São João Paulo II é patrono das Jornadas Mundiais da Juventude e teve seu pontificado marcado pela identificação com os jovens.

O sacerdote e os jovens interagiram sobre os aspectos marcantes que fizeram com que São João Paulo II ficasse conhecido como o Papa dos jovens.

.:Frases marcantes de São João Paulo II

Neste ano, a JMJ acontecerá na Cracóvia, Polônia, país de origem do santo. O evento terá início no dia 26 de julho e se estenderá até 31 do mesmo mês.

Confira a cobertura completa da Canção Nova clicando aqui!

Confira o programa na íntegra:

Utilize a #cancaonovanajmj nas mídias sociais e encontre conteúdos exclusivos!

Especial JMJ São João Paulo II e seu carisma com os jovens

João Paulo II

Karol Wojityla nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice, sul da Polônia e herdou o nome de seu pai que era um militar do exército austro-húngaro; já sua mãe, Emíila Kaczorowsky, era uma jovem siciliana de origem lituana. Karol tinha mais dois irmãos Edmund e Olga Wojityla.

Em 1942 ingressou no Departamento Teológico da Universidade Jaguelloniana e no dia 1º de novembro de 1946 foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracóvia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo, na Catedral de Wavel.

Em 23 de Setembro de 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Aposstólico de Cracóvia, Monsenhor Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do Episcopado Polaco.

Participou no Concílio Vaticano II especialmente nas comissões responsáveis de elaborar a Constituição Dogmática sobre a Igreja Lúmen Gentium e a Constituição conciliar Gadium et Spes.  Em maio de 1967, aos 47 anos de idade, foi criado Cardeal pelo Papa Paulo VI.

Em 15 de outubro de 1978, depois da morte do papa Paulo VI, foi instituído um conclave no qual Cardeal polonês Karol Wojtyla foi eleito como o sucessor de São Pedro, rompendo com a tradição de mais de 400 anos de eleger Papas de origem italiano.

No dia 16 de outubro de 1978, o Cardeal Karol Wojtyla assumiu o nome de João Paulo II.

No dia 13 de maio de 1981, foi vítima de um atentado em plena praça São Pedro. O tiro de que foi alvo submeteu-o a uma delicada cirurgia com extração de parte do intestino.

Depois de 27 anos de pontificado, no dia 2 de abril de 2005 Karol Wojityla faleceu depois de ter uma infecção urinária e entrar choque séptico, uma forma generalizada de infecção,.

.: Últimos dias, morte e funeral de João Paulo II

Em 2014, foi canonizado tornando-se santo da Igreja Católica.

.: Comunidade polonesa em SP comemora canonização de JP II

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo